segunda-feira, 3 de março de 2008

Resumo do Livro : "Eventos, como criar, estruturar e captar recursos." CAP. I



Geração, seleção e teste de idéias para eventos

Várias são as mudanças que o mercado vem sofrendo, sendo influenciadas por diversos fatores, entre eles o rápido avanço tecnológico, mudanças no comportamento do consumidor e a acirrada concorrência. Para que as empresas sobrevivam nesse mercado é necessário apostar em novas idéias para se tornarem um diferencial perante a concorrência.
Sendo assim, na área de eventos, é preciso criar projetos inovadores por meio de idéias criativas. A identificação da melhor idéia deve passar por três etapas que consistem na geração, seleção e teste. Os profissionais e as empresas do setor de eventos precisam criar várias idéias e por meio de testes destacarem uma que realmente seja inovadora. Para a origem dessas idéias são utilizadas algumas técnicas, como por exemplo, a observação, auto-análise, leituras, brainstorming e network, podendo ser classificadas como internas e externas à empresa.
- As fontes internas são originadas dentro da própria empresa, e podem surgir a partir da equipe de vendas (capitação de informações), da equipe de suporte e atendimento (possuem contato direto com clientes), das caixas de sugestões, pesquisas internas e estrutura interna de pesquisa.
- As fontes externas podem ser encontradas através dos clientes, fornecedores, parceiros de negócios, na concorrência, em outros eventos e em outras fontes como, por exemplo, jornais, revistas e outdoors. Na fase de seleção de idéias é preciso eleger a melhor idéia de acordo com os critérios estabelecidos pela própria empresa.
GIACAGLIA (2006) define dois critérios que podem auxiliar na seleção de idéias, ressaltando que a decisão final é tomada pelos executivos. Esses critérios são a demanda, que considera aspectos externos à empresa e a competência interna. Quando a demanda e a competência interna são altas há maiores chances das idéias prosseguirem no processo de seleção; quando a demanda é alta e a competência interna é baixa tem-se a necessidade de altos investimentos; quando a demanda é baixa e a competência interna é alta nota-se uma restrição da demanda e quando tanto a demanda quanto a competência interna são baixas as chances das idéias seguirem no processo de seleção são mínimas.
Após ser selecionada a idéia é necessário que ela seja testada para verificar o grau de inovação da mesma e como o público-alvo irá aceitá-la. O próximo passo depois de criada, selecionada e testada a idéia, consiste na estruturação da mesma.

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